quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jaraguá Futsal, uma História de Sucesso

Foto: Beto Costa/CSM
CSM Futsal 2013
História

O futsal de Jaraguá do Sul cuja trajetória sempre foi pautada pelo sucesso, ganhou vida com o patrocínio da rede Breithaupt (rede de supermercados e home centers da região) em 1999, conquistando o bi-campeonato catarinense nos anos de 1999 e 2000.

Em 2001, com o patrocínio da Malwee, teve início o período mais vitorioso do esporte, elevando o futsal de Jaraguá do Sul para um nível de maior destaque no cenário nacional.

As conquistas da equipe jaraguaense desde então se tornaram frequentes, uma verdadeira coleção de títulos: 4 Ligas, 6 Taças Brasil, 6 Sul-americanos, 6 Libertadores, 8 Estaduais, 7 JASC, 1 Brasileiro de Seleções, 1 Copa FIAT, 2 Copa SC, 1 Copa UMBRO Internacional, 1 Brasileiro de Clubes, 1 Copa Cascavel, 1 Copa Sul, 4 Super Ligas de Campeões, 1 Copa Renault Liberté, 1 Copa Volta Redonda e 4 Vice-mundiais.

A camisa de Jaraguá do Sul já foi vestida pelos principais atletas de futsal do mundo. A maior estrela do esporte em Jaraguá foi o jogador Falcão, mas desfilaram nas quadras da cidade outros importantes nomes, como Manoel Tobias, Ari, Lenísio e Tiago, além de jogadores marcantes como Chico, o eterno capitão, e Leco, entre outros que ainda são lembrados pelos orgulhosos torcedores.

A Malwee encerrou seu patrocínio à equipe em 2010, porém, o time de Jaraguá do Sul continuou a representar um importante papel e em 2011 disputou campeonatos em nível estadual, conquistando os JASC e o Vice-campeonato Estadual.

Em 2012 a equipe retornou à Liga Futsal, contando com o patrocínio da CSM e da PRÉ-FABRICAR. Com novo fôlego, o futsal foi resgatado na cidade e região, voltando a fazer parte da vida do apaixonado torcedor jaraguaense.

Campeã na Copa Volta Redonda e Vice-campeã Estadual, cuja partida foi disputada contra o time de Joinville e contou com aproximadamente 8 mil torcedores, a equipe de Jaraguá terminou sua participação na Liga Nacional frente ao Carlos Barbosa, em jogo polêmico, realizado na Arena do adversário após tê-lo superado no primeiro duelo em Jaraguá do Sul.

Buscando a sustentabilidade do futsal em Jaraguá do Sul, um novo formato de gestão está em implantação na ADJ

Com vistas ao futuro do futsal de Jaraguá do Sul, foi desenvolvido um novo formato de gestão para a modalidade com base no modelo Clube-Empresa. Entre as ações tomadas neste sentido, destaca-se o novo estatuto da Associação Desportiva Jaraguaense (ADJ), no qual foram previstos alguns pontos fundamentais, tais como:

- A formação de um conselho de patrocinadores com poderes de aprovação e veto sobre as decisões do presidente da associação;

- Um conselho fiscal composto de membros não vinculados à ADJ e cuja responsabilidade será a de auferir as contas e apresentar um diagnóstico à presidência, conselho de patrocinadores e associados;

- Novas diretorias subordinadas ao presidente da associação: Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira, Diretoria de Esportes, Diretoria Social e de Marketing;

- Assembleia de associados vinculados à ADJ por período superior a 12 meses com a função de eleger o presidente da associação.

O superintendente da CSM, Cristiano Raboch, revela que a apresentação de um projeto de renovação para a ADJ, cuja iniciativa surgiu do interesse que a CSM tem em construir bases sólidas e de longo prazo para o esporte no município, o que inclusive foi recebido com grande interesse pelos demais patrocinadores. Segundo ele: “Transparência, credibilidade e seriedade são fatores imprescindíveis para que o futsal de Jaraguá do Sul seja atraente aos patrocinadores e possa continuar contando com o apoio da prefeitura municipal, sobretudo, neste momento no qual nossa equipe volta a figurar entre as de maior expressão no cenário esportivo nacional”.

Roberto Mannes, presidente da MANNES, novo patrocinador da equipe para a temporada 2013, também comentou sobre o patrocínio de sua empresa ao futsal de Jaraguá do Sul. “Apostamos nos bons resultados que este projeto poderá trazer para nossa marca e para a nossa cidade. Além disso, a alegria e a satisfação que a sociedade jaraguaense voltou a experimentar com a retomada do futsal contagiou a nós todos e despertou nosso desejo de participar deste belo trabalho”, salienta. A marca MANNES possui 50 anos de tradição e é uma das principais fabricantes de colchões, espumas industriais e travesseiros do país. Os produtos são inovadores e garantem excelência nos principais testes do mercado.

A empresa FILA fornecerá os novos uniformes e todos os demais materiais esportivos necessários à atuação da equipe. Patrocinadora da seleção brasileira de futsal, a FILA decidiu apoiar a equipe jaraguaense pela tradição e pela seriedade com que a nova gestão do clube vem sendo implantada. A FILA tem orgulho de apoiar o esporte nas mais diversas especialidades. E, hoje, o time de Jaraguá do Sul faz parte desta história.

Para Jean Leutprecht, secretário de esportes do município, a atual administração municipal entende que o futsal é a categoria esportiva de maior visibilidade em Jaraguá do Sul. "É a categoria que consegue movimentar uma grande parcela da nossa sociedade. Por isso, o nosso apoio ao projeto está sendo efetuado com muita confiança e dentro dos mais rigorosos critérios de responsabilidade, transparência e legalidade”.


A nova fase do futsal de Jaraguá do Sul

O município de Jaraguá do Sul, apesar de sua população não superior a 150 mil habitantes, ostenta a 4ª arrecadação do estado de Santa Catarina devido ao seu forte perfil empreendedor e a significativa expressão da sua indústria na economia nacional. Em função desse perfil, a cidade reúne as características ideais para a manutenção do patrocínio a modalidades esportivas.

Quando a CSM aliou-se à PRÉ-FABRICAR e à ADJ para dar novo impulso ao futsal jaraguaense, estava em jogo, não somente o retorno do investimento em mídia, mas também um forte sentimento de responsabilidade social, afinal o futsal é a principal fonte de lazer da população, já há mais de uma década.

Tomando como base este sentimento de resgate ao futsal, no ano de 2012 foi formada uma equipe muito motivada e que embora tenha iniciado a Liga de maneira tímida, encerrou sua participação naquela temporada jogando de igual para igual contra equipes de maior orçamento, tamanha a garra e a determinação apresentada pelos atletas do elenco.

Alguns destaques do plantel de 2012 vieram da base como pivô Felipe e fixo Daniel, selecionados pela Seleção Brasileira de Futsal Sub-20 e adulta, outros já conhecidos como Xôxo (tricampeão da Liga Futsal), Willian (artilheiro da Liga Futsal 2007), Dian e Jonas com históricos de grandes conquistas.

O técnico Sérgio Lacerda assumiu a equipe em 2012 quando o treinador Banana, responsável por levar a equipe para a 2ª fase da Liga Futsal 2012 voltava ao Kairat. Lacerda vinha de uma 4ª colocação na Liga Futsal 2011 pelo Florianópolis e alcançou ótimos resultados à frente da equipe jaraguaense, permanecendo no comando em 2013.

Para a temporada 2013 os atletas Hugo, Dian, Jonas, Daniel e Lé, que tiveram excelente participação na equipe em 2012, foram mantidos e para reforçar a equipe vieram o Ala PC (vice-artilheiro da Liga 2012), o goleiro Djony (campeão da Liga Futsal 2011 pelo Santos e ex-seleção brasileira), Ala Pepita (revelação na Liga 2011 e campeão da Liga Futsal 2012 pela Intelli), o Ala Nenê (destaque da equipe do Botafogo-RJ em 2012), o Ala Guto (Floripa em 2012), o Pivô Léo (Copagril 2012) e o Goleiro Boca.

Para a temporada 2013, além das contratações de novos atletas, a equipe de Jaraguá do Sul investiu pesado numa comissão técnica de alto nível, trazendo nomes como o do preparador físico Mauro Sandri (Corinthians-SP em 2012), do supervisor Mário de Oliveira (Floripa em 2012) e  do treinador de goleiros Serginho (Corinthians-SP em 2012).

Contando com o respaldo financeiro dos patrocinadores liderados pela CSM, patrocinador máster da equipe, o futsal jaraguaense recebeu um incremento em seu orçamento da ordem de 40% para o ano de 2013, o que possivelmente o eleva ao 5º maior orçamento da Liga Futsal no ano.

A partir do que já foi realizado no ano passado e tendo recebido o devido aporte financeiro, o que garantiu o reforço técnico necessário para uma excelente atuação da equipe no ano, a cidade de Jaraguá do Sul, volta a respirar o futsal e a lotar a Arena para assistir aos espetáculos com os quais se acostumou.

Vale destacar que a Arena de Jaraguá do Sul tem capacidade para 8.500 torcedores, recebeu novo piso de quadra e foi selecionada para sediar importantes eventos no ano como o Ultimate Fighting Championship, em 18 de maio, já há tratativas para receber apresentações do Cirque du Soleil, além de shows e claro, muito futsal.


Depoimentos de ex-jogadores

Falcão

Após a oficialização do fim do patrocínio na Malwee, o melhor jogador de futsal do mundo enalteceu as conquistas da equipe jaraguaense, no qual ele foi o principal astro durante oito anos. “O sucesso que a equipe alcançou com o apoio da Malwee foi algo extraordinário, nunca visto no futsal brasileiro. São 10 anos e mais de 40 títulos conquistados com muito trabalho e dedicação de todos que fizeram parte desse projeto. Patrocinador, torcida, diretoria, atletas e comissão técnica estão de parabéns”.

O craque não hesitou em elogiar a cidade e a torcida, pela forte relação de admiração mútua conquistada durante os anos que morou em Jaraguá do Sul. “Jaraguá do Sul nos acolheu com muito carinho e levarei isso pelo resto de nossas vidas. É impossível apagar o amor e a dedicação da torcida, independente da nossa situação nas competições. Isso é inesquecível. Foi, sem dúvida, um período muito bonito da minha carreira e da minha vida”, revelou.

Falcão também demonstrou satisfação sobre a continuação do projeto do futsal na cidade. “Hoje quando entro em quadra sou adversário. Mas no coração sempre tenho um carinho especial pela equipe de Jaraguá do Sul. A história escrita ao longo dos anos prova que a cidade não pode ficar sem futsal”, explica. “O torcedor precisa agradecer aos patrocinadores por acreditarem e investirem para a continuação do projeto, garantindo assim a manutenção da equipe em competições nacionais”, concluiu.


Os guerreiros Leco e Chico

Todos os jogadores que passaram pela extinta equipe da Malwee Futsal tiveram ótimo relacionamento com o apaixonado torcedor jaraguaense. Alex Domingos da Rosa, o ala Leco, reconhecido pela vontade e superação demonstrada em quadra, comenta o carinho mútuo entre jogador e torcedor. “Minha passagem de fato foi marcante, com uma boa convivência entre os demais atletas e com a torcida. Compartilhamos cada título de forma especial, ao lado da torcida”, disse o jogador, revelado no projeto de base existente na cidade.

Outro jogador que mais teve identidade com a cidade e com os torcedores foi Francisco Alberto de Paula, o fixo Chico. Com a braçadeira de capitão, ele comandou a equipe em várias conquistas. “Hoje fica a saudade e a satisfação em saber que contribuímos muito com esse time e com o esporte da cidade”.

Chico elogiou o apoio da CSM Futsal e de outras empresas para manutenção da equipe. “Seria uma perda imensa para a cidade ficar sem futsal com o fim da era Malwee, porque a modalidade já faz parte do cotidiano dos jaraguaenses. É uma satisfação saber que essas empresas estão acreditando no time e investindo. Esperamos que o retorno também venha com títulos”.

Vídeos

Resgate do orgulho jaraguaense – vídeo produzido por ocasião da partida contra o Carlos Barbosa na Arena Jaraguá. Foi o primeiro jogo pela disputa de vaga para as quartas de final da Liga Nacional em 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=ab3Od9uukv4



CSM Futsal 2013 – vídeo produzido por ocasião da participação da nossa equipe na Copa Cataratas no início do ano.
http://www.youtube.com/watch?v=szB8m9Btdd0



Elenco da CSM Futsal participa de gravação de vídeo descontraído, no modelo “Harlem Shake”.
http://www.youtube.com/watch?v=J2Q1Fk_9mvo


Patrocinadores Oficiais da CSM Futsal: 

CSM - www.csm.ind.br
Pré-Fabricar - www.prefabricar.com.br
Mannes - www.mannes.com.br
FILA - www.fila.com.br
FME - www.fmejaraguadosul.com.br

Rodrigo Floriani
Assessoria de Imprensa CSM - Componentes Sistemas Máquinas Construção Ltda.

Um comentário:

  1. Quando e onde estarão disponíveis as camisas do time??

    ResponderExcluir